Histórico

O ESPORTE

Toda a história do esporte está ligada ao desafio, à conquista, à criatividade e à busca de emoções. O esporte é um meio capaz de proporcionar esta realização ao seres humanos.

Essa história remonta a própria história do homem que se utilizava apenas do corpo para sobreviver. Na busca de alimentos era preciso correr, saltar, nadar e lutar.

Há mais de 4 mil anos, algumas provas já eram organizadas com o intuito de entreter o público e comparar atletas. Desde aquela época, os campeões eram admirados e respeitados, e se tornavam ídolos, como acontece atualmente.

A Coroa de Louros sempre foi o prêmio dado aos vencedores, e por isso, se tornou tradição, que ocorre até hoje em algumas provas, principalmente no atletismo.

A recriação dos Jogos Olímpicos pelo Barão de Coubertan, em 1896 na Grécia, resgatou a tradição do esporte, que é o único instrumento capaz de unir diferentes povos, credos e religiões e de parar até guerras.

O segmento esportivo é complexo devido à grande quantidade de modalidades.

A CBE vem de encontro com a idéia do Barão de Coubertan.

  • Promover o desenvolvimento de qualidades físicas e morais que são a base para o esporte.
  • Educar através do esporte, num espírito de melhor entendimento, amizade e cooperação, deste modo ajudando na construção de um mundo melhor e mais pacifico.
  • Divulgar os princípios Olímpicos através do mundo, deste modo promovendo a amizade internacional.

De encontro com todos os objetivos e sonhos desportistas que lutam para manter a chama do esporte eternamente acessa surge a CBE - Confederação Brasileira de Esportes.